Pernambuco Nação Cultural

Texto


Avançada

Repúdio a competição dos Maracatus de Baque Virado em Recife

Sérgio Bernardo/ PCR (23/02/2014)

Descrição da Foto

Leão Coroado

Todos os domingos de carnaval os Maracatus de Baque Virado de Pernmabuco desfilam na Av. Dantas Barreto no centro de Recife.Na ocasião os maracatus, assim como as escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo desfilam se enfrentando em uma disputa sem propósito algum, disputa-se quem será o campeão do carnaval do ano. Nesta mesma ocasião ao fundo de tudo e de todos, aos olhos do nada, nas concentrações dos desfiles. Músicos, artístas, reis, rainhas, brincantes idosos e crianças trocam de roupa no chão e ao céu aberto. Sem nenhuma estrutura de produção, nem mesmo água foi servida aos pŕoprios maracatus.

Fatos de violência são sempre lamentáveis, e quando são promovidos por músicos e integrantes de maracatus distintos, que brigam para sagrarem-se campeões, mostra o quanto caminhamos para o lado errado. Esses fatos favorecem ao poder público, na manutenção da não valorização das agremiações ligadas à cultura popular. Além de deixar as nações de maracatus cada mais desfragmentadas, ajudando a causar o mesmo ciclo de subsistência pelo qual as agremiações culturais vem passando ao longo dos tempos.Sem deixar de apontar as falhas das próprias agremiações, que após passarem o ano todo trabalhando, envolvendo a comunidade em seus compromissos artísticos, religiosos, submetem-se a ser avaliados por uma duzia de jurados. Com qual autoridade tais juízes podem delegar ser melhor ou pior, se o bom do maracatu é o próprio maracatu? Os maracatus cada dia mais perdem a oportunidade de se unirem em prol de uma causa única, se organizar e se fortalecer, para quando houver qualquer tipo de ausência de direitos ou deslalorização, os maracatus possam ter mais sabedoria, autovalorização e mais respeito consigo mesmo. Resalvo aqui, o Maracatu Leão Coroado, que mesmo sob muitas críticas não participa da competição e continua a desfilar aos longos dos seus 150 anos em Recife, Olinda, Pernambuco e pelo mundo a fora.

Baixar em formato PDF

Versão para impressão

O que achou deste texto?

Gostei

0 recomendações
1444 acessos

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal Pernambuco Nação Cultural reserva-se o direito de apagar as mensagens.









Esse conteúdo foi criado e postado por:

Sandro Barros

Autorizado por:
Ponto de Cultura CUCA Recife

em 07.03.2014 às 01h18


Tags

carnaval, iteia, maracatus de baque virado, com7765, etição, repúdio

Direitos autorais:

  • Domínio Público

Denunciar conteúdo impróprio

Lista completa


Conteúdo sob Licença Creative Commons