Pernambuco Nação Cultural

Texto


Avançada

Portifólio do Projeto O Bloco da Onça PIfeira

Nadinelson Oliveira

Descrição da Foto
”O Projeto O Bloco da Onça Pifeira é uma proposta de circulação do trabalho musical realizado pelo Grupo de Pífanos Santo de Barro, através de um repertório exclusivamente composto de frevos executados através da sonoridade rústica dos Pífanos de Tabocas, levando por onde passa animação e alegria típicas das festividades carnavalescas.”

SOBRE O PROJETO

O Bloco da Onça Pifeira é um projeto de música instrumental que visa à releitura de frevos tradicionais do Carnaval pernambucano, executados através da sonoridade dos pífanos e ritmicamente acompanhados por uma percussão típica das tradicionais bandinhas cabaçais do nordeste brasileiro.
Com uma formação composta de zabumba, caixa, pratos, contra surdo e dois pífanos o grupo de Pífanos Santo de Barro busca apresentar quão eclética pode ser a musicalidade de um conjunto tradicionalmente relacionado às festividades juninas ao inserir em seu repertório musicas comumente executadas por orquestras musicais, o que contribui para que o frevo seja divulgado por mais uma forma de expressão musical, neste caso, das bandas de pífanos.
Sendo no palco ou na rua o Grupo busca apresentar a mais pura energia transmitida pela cadência do frevo em sua efervescência sonora por intermédio dos pífanos, cultivando a mesma animação pertencente aos tradicionais blocos carnavalescos.

SINOPSE

Com um repertório exclusivamente composto de frevos clássicos pertencentes à tradição do Carnaval pernambucano o grupo demonstra como um instrumento tão rústico, sem recursos adicionais, pode ser utilizado para a execução de melodias tão exigentes tecnicamente como são as músicas de frevo.
Tendo dois pífanos comandando toda a animação da apresentação, acompanhados do ritmo frenético do frevo oriundo do toque da zabumba, caixa, pratos e contra surdo, o grupo almeja realizar uma apresentação repleta de animação e de profissionalismo musical, semelhantes ao de uma orquestra de frevo tradicional.

PORTIFÓLIO Bloco da onça pifeira DO GRUPO DE PÍFANO SANTO DE BARRO.pdf

Baixar em formato PDF

Versão para impressão

O que achou deste texto?

Gostei

0 recomendações
587 acessos

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal Pernambuco Nação Cultural reserva-se o direito de apagar as mensagens.









Esse conteúdo foi criado e postado por:

MARCOS WENDEL

Autorizado por:
Tear Audiovisual

em 19.12.2016 às 22h52


Tags

música, cultura popular, pernambuco, caruaru, banda de pífanos

Direitos autorais:

  • Todos direitos reservados (Copyright)

Denunciar conteúdo impróprio

Lista completa


Conteúdo sob Licença Creative Commons