Pernambuco Nação Cultural

Imagens


Avançada

MARACAMBUCO GANHA A MEDALHA ORDEM DO MÉRITO CULTURAL 2013

Download desta imagem

O que achou destas imagens?

Gostei

60 recomendações
2428 acessos

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal Pernambuco Nação Cultural reserva-se o direito de apagar as mensagens.









Descrição:

A cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural 2013 aconteceu na noite da última terça-feira (5), Dia Nacional da Cultura e, para felicidade de todos os pernambucanos, entre os agraciados com a maior comenda da cultura do Brasil está o Maracambuco.

Em seu discurso, a Ministra da Cultura Marta Suplicy falou sobre a importância da Ordem do Mérito Cultural para grupos e pessoas ligadas à cultura. “É o evento mais importante do ministério da cultura porque é onde nós reconhecemos e valorizamos as pessoas que ajudam a preservar, renovar, difundir a nossa cultura”, disse.

Além da Ministra Marta Suplicy, que também é chanceler e presidenta do conselho da OMC, a entrega da Ordem do Mérito Cultural 2013 foi feita ainda pelos Secretários de Cultura do Estado e do Município de São Paulo, Marcelo Araújo e Juca Ferreira, representando o Governador Geraldo Alckmin e o Prefeito Fernando Haddad.

Artistas renomados e pessoas ainda pouco conhecidas dividiam o mesmo espaço no palco do Auditório do Ibirapuera enquanto esperavam a hora da premiação. Nomes como Antônio Abujamra, Antônio Fagundes, Bárbara Paz, Cacá Diegues, Erasmo Carlos, Lucy Barreto, Naná Vasconcelos, Maria Adelaide Amaral e Sérgio Mamberti entre outros, aguardavam o grande momento de consagração cultural. Em meio a todos esses ícones da cultura nacional estava o presidente do Maracatu Nação Maracambuco, Nilo Oliveira, representando não apenas o Maracambuco, mas todas as nações de maracatus de baque virado de Pernambuco.

“É a mais importante premiação de nossa cultura. A OMC representa o início de uma nova história para o Maracambuco e vai mudar muita coisa. Muda a questão da visibilidade, a questão do apoio e a visão dos próprios governantes. Eles viram aonde o grupo chegou e sabem que não é qualquer um que recebe a Ordem do Mérito Cultural”, desabafa.

A 19ª edição da Ordem do Mérito Cultural teve como homenageados a artista Tomie Ohtake e Oscar Niemeyr (in memoriam).



Por Clécio Bernardo

Esse conteúdo foi criado e postado por:

Nilo Oliveira

Autorizado por:
Ponto de Cultura CUCA Recife

em 13.11.2013 às 15h42


Tags

maracatu

Direitos autorais:

  • Domínio Público

Denunciar conteúdo impróprio

Lista completa


Conteúdo sob Licença Creative Commons